quarta-feira, 17 de abril de 2013

Sherry Turkle: "Connected, but alone?" (Ligados, mas sós?)




Sherry Turkle demonstra através desta palestra do TED talk, o papel que as tecnologias nas nossas vidas e a maneira como influenciam a nossa relação interpessoal.
Apesar das novas tecnologias nos terem proporcionado uma maior interação com os outros que nos estão mais afastados, também proporcionou afastarmo-nos das pessoas que nos estão mais próximas, ou seja, as pessoas cada vez, principalmente os jovens, prescindem de estar com o “outro” (amigos, família, etc) para estarem ligados às tecnologias, de forma a substituir a nossa presença. Uma dos aspetos importantes que a psicóloga refere é que os jovens, normalmente, utilizam as redes sociais, como por exemplo o Facebook,  Orkut, Twitter, de forma a combater a solidão que sentem ou apenas pelo facto de não conseguirem explicar os seus sentimentos e problemas à família e/ou aos amigos mais próximos sem terem que se esconder através dos média. 
No seguimento do que já foi dito, o uso dos média influencia o modo como comunicamos e interagimos (socialização) com o outro, tornando cada vez mais as nossas interações menos dinâmicas, neste sentido é importante os pais ou tutores educarem, precocemente, de forma a evitar este tipo de problemas de socialização.
A psicóloga Sherry Turkle assume que os dispositivos móveis (novas tecnologias) dominam cada vez mais a nossa vida e a forma como nos relacionamos com as pessoas, por exemplo, podemos estar com os nossos amigos em casa, mas em vez de estarmos a falar com eles, estamos a mexer no nosso telemóvel.

Em suma, pode-se concluir que as pessoas nos dias de hoje, esperam mais das tecnologias do que do ser humano em si, pois as pessoas cada vez mais dão importância aos média do que a relação que têm com o outro – interação social.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=t7Xr3AsBEK4

quarta-feira, 3 de abril de 2013

21st Century Vision for motivation & Learning - Web 2.0

  • Visionamento dos dois videogramas de apoio à reflexão:


My 21st Century Vision for Motivation & Learning



Questão 1 - Qual a visão de Alex sobre as influências da web 2.0?

Para Alex, a web 2.0  significa que o seu utilizador poderá ler e escrever na Web, ao contrário da Web 1.0, onde os utilizadores apenas poderiam ler o conteúdo exposto na Internet. 
Na Web 2.0, o utilizador não é apenas um consumidor, também têm o papel de produtor/autor do conteúdo que é publicado na World Wide Web. - 'Producer' + Consumer = 'ProSumer'.
Para além disto, o utilizador ainda poderá avaliar, por exemplo, através de comentários, etc, os conteúdos que o mesmo tem acesso. 





Questão 2: Quais os aspetos específicos tratados neste vídeo sobre a Web 2.0?

A web 2.0 faz tudo acontecer,  ou seja, faz estabelecer diversas ligações com  o Mundo. Quando nos conectámos com outras pessoas, através das redes sociais, por exemplo, conseguimos arranjar emprego, conhecer novas pessoas/amigos e até  encontrar parceiros amorosos.
Isto acontece da seguinte forma:

- Tu crias uma conta numa rede social (facebook, hi5, twitter, orkut, etc) e de seguida preenches o teu perfil,
- Depois adicionas como 'friend', todos os teus amigos e pessoas que conheces, podes colocar o nome desse amigo na procura e consegues encontrar o perfil desse amigo e de seguida carregas em adicionar esse amigo. Após adicionares essa pessoa, por exemplo o 'Bob',  tu e o 'Bob' estabelecer uma conexão com o site que os outros utilizadores podem visionar.
- Deste modo, depois tu podes ver quem o 'Bob' tem como amigo e os amigos do 'Bob' conseguem ver o teu perfil e os amigos dos amigos do 'Bob' conseguem ver também. Tu deixas de ser um estranho! Podes então, estabelecer uma ligação maior com as pessoas.

Em suma, pode-se dizer que a Web 2.0 abriu portas para uma realidade que talvez fosse desconhecida para todos, porque conseguimos ver relações e conhecer pessoas que estavam interligadas com os teus amigos mas que nunca soubeste que existiam. Tu és amigo do 'Bob', que por sua vez é amigo da 'Sally' e a 'Sally' pode ter um namorado que tem um emprego para ti. A web 2.0 é mesmo uma web social.



Fontes consultadas:

Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=qw77A9QselE
Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=LIHAFrBF7zo