Breve Introdução

Esta obra descreve as tecnologias utilizadas que ajudam a ultrapassar a distância da aprendizagem online. A aprendizagem online é um instrumento de cooperação, colaboração e comunicação que permite a aprendizagem, o ensino, a formação, um apoio constante, através de tecnologias, de orientação, de interação e de diálogo entre professor e alunos/formandos.
Os princípios da multimédia na pedagogia online são relatados como caraterísticas específicas que se baseiam nos meios de comunicação individual, através de ferramentas.
No final da obra, o autor Fahy (s/d) conclui que os educadores/formadores à distância devem acompanhar as tendências tecnológicas na sociedade, pois, normalmente, são essas tendências que tendem a surgir na sala de aula virtual. As tecnologias online usadas na aprendizagem e no ensino têm tido um grande desenvolvimento e tende a diversificar-se.
Media, Modos e Aprendizagem
Nesta seção são apresentados: os princípios que afetam a multimédia na aprendizagem, distinção entre dois conceitos usados na aprendizagem: media e modos, e ainda refere o modo de utilização na aprendizagem.
Segundo Mayer (2001), citado por Fahy (s/d) o ensino, seja online ou presencial, assenta em sete princípios multimédia:
- Princípio de Contiguidade espacial: Os alunos aprendem melhor quando lhes são apresentadas palavras e imagens correspondentes (lado a lado) na página ou ecrã;
- Princípio de Contiguidade temporal: Os alunos aprendem melhor quando são apresentadas palavras e imagens correspondentes em simultâneo
- Princípio Multimédia: Os alunos aprendem melhor, se tiverem palavras com gráficos e/ou imagens do que apenas palavras soltas;
- Princípio da coerência: Os alunos aprendem melhor quando palavras, imagens e sons estranhos são excluídos;
- Princípio da modalidade: Os alunos aprendem melhor, através de animação e narração sonora, em vez de animação e texto no ecrã.
- Princípio da redundância: Os alunos aprendem melhor, através de animação e narração do que através de uma combinação de animação, geração e texto no ecrã;
- Princípio das diferenças individuais: Os efeitos do desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimento do que alunos com muitos conhecimentos e considera-se que esses efeitos são mais eficiente nos alunos com elevada capacidade espacial do que para alunos de baixa capacidade espacial – A habilidade espacial é a capacidade mental para gerar, manter e manipular imagens visuais.
Média e modos de aprendizagem
O autor Fahy (s/d) carateriza as tecnologia como sendo canais dos quais os modos diferem nas respostas que evocam. Onde quer que o texto seja utilizado (smartphones, monitor de computador, etc), mantém as suas características e limitações (altamente portátil e compacto, contudo exige literacia, por exemplo).
Embora o ensino online e a aprendizagem nos média, tenham as suas diferenças, ambas têm a capacidade de “transportar” os alunos em tempo útil, de forma a poderem entrar em contacto com os seus formadores/educadores, com os conteúdos e os seus pares (Moore, 1989, citado por Fahy (s/d)), reduzindo assim a distância (Chen & Willits, 1998, citado por Fahy (s/d)).
Sendo assim, pode-se referir, com base no autor Fahy (s/d), que apesar do ensino online e a aprendizagem nos média sejam semelhanças na produção de resultados, torna-se mais importante referir que as diferenças nas tecnologias relativamente à realização dos seus efeitos têm maiores implicações na prática do ensino online.
Características de Ferramentas Específicas
- Ferramentas online:
- Impressão e texto: Segundo McLuhan, (1964), citado por Fahy (s/d)), o texto é o modo de apresentação mais familiar e a impressão foi o primeiro mecanismo de ensino (livro, manual). Inicialmente, a impressão era o meio predominante na educação à distância (Scriven, 1993, citado por Fahy (s/d)) e os estudantes à distância, perdiam demasiado tempo a estudar sozinhos com os texto-base (Bates, 1995 citado por Fahy (s/d)).
Os pontos fortes da impressão e texto são vários, desde do baixo custo, da flexibilidade e robustez, portabilidade e facilidade de reprodução, temos ainda a estabilidade (os materiais online podem ser reorganizados com facilidade, através do instrumento “cortar” e “colar” e os processadores de texto - Kozma, 1991, citado por Fahy (s/d)) e ainda temos a conveniência familiaridade/economia.
Relativamente, aos pontos fracos, o autor refere um aspeto muito importante sobre a impressão, pois este meio não tem caráter interativo, o que pode levar à aprendizagem mecanicista. Outro dos pontos fracos é a necessidade de Revisão de materiais impressos, o que se torna demasiado dispendioso e lento e por fim temos a falta de produção de uma participação adequada de baixo funcionamento dos leitores.
- Gráficos e Vídeo: Várias pesquisas demonstram que os gráficos podem aumentar a motivação dos utilizadores, na perceção, a pedir ajuda, no desenvolvimento do pensamento e formação do conceito (Saettler, 1990; Szabo, 1998, citado por Fahy (s/d).
Para além disso, os gráficos podem ser comprimidos online, por exemplo, através do formato JPEG., possibilitando uma rápida produção e distribuição de custos, o que se torna relevante na partilha de ficheiros para PDA’s, Smartphones, memórias limitadas, entre outros.
Segundo Dwyer, (1998), citado por Fahy (s/d) para a construção de gráficos é necessário ter em conta determinados princípios gerais e orientadores, que incluem o seguinte:
- Os gráficos devem possuir caraterísticas visuais, capazes de destacar detalhes relevantes para a aprendizagem e acumular detalhes;
- Adicionar detalhes e realismo aos monitores pode não aumentar a aprendizagem, pode é adicionar tempo à aprendizagem, sem aumentar a realização e amplia o tempo de transferência;
- Win (1998), citado por Fahy (s/d) menciona que os gráficos, as tabelas e os diagramas deverão ter legendas, pois não podem ser assumidos como autoexplicativos;
- Demasiada cor pode confundir os utilizadores e reduzir a percetibilidade de uma apresentação e os usuários deverão poder controlar a cor dos displays, de forma a controlar a “cegueira a cores”.
Respetivamente à animação, existem também diversos estudos que demonstram que a animação foi mostrada para resultar numa " aprendizagem mais eficiente " (Szabo, 1998 p. 30, citado por Fahy (s/d)). Contudo, as suas vantagens a nível do conteúdo de vídeo, na prática atual, continuam a ser debatidas.
- A utilização da videoconferência: Constitui um importante recurso na aprendizagem, dado que permite a aproximação dos utilizadores geograficamente dispersos, dando a sensação de envolvimento direto entre os utilizadores, o que possibilita uma diminuição da necessidade de deslocação dos alunos. Este tipo de aprendizagem ainda providência uma grande oportunidade de aprendizagem de qualidade e interativa (Roberts (1998), citado por Fahy (s/d)). Contudo, para que seja possível concretizar estes benefícios, a videoconferência deve seguir uma planificação da aprendizagem que deve obedecer a determinados pontos: a preparação prévia, a diversificação e qualidade dos recursos apresentados, integração de outros média assentes no vídeo, na duração da seções, na adaptação do tamanho dos grupos de trabalho e do suporte técnico que dispõem. (Roberts (1998), citado por Fahy (s/d)).
A videoconferência, à semelhança de outros métodos, ainda permite o estabelecimento de relações sociais, a partilha de recursos, a cooperação entre os seus utilizadores e ainda pode ajudar a melhorar a motivação dos seus participantes.
- Áudio: IPods, Leitores de MP3 e VoIP: O serviço de download de áudio da Apple e o Ipod, tornaram-se os modelos a seguir, no que diz respeito à música portátil e também torna-se evidente referir que o software iTunes, criado pela Apple, compatível com o sistema operativo da Microsoft (conceito previamente impensável) tornou-se muito importante no desenvolvimento das tecnologias.
Estes padrões tentam melhorar as táticas para o desenvolvimento de materiais de aprendizagem móvel, m-learning, (Rabin & McCathie-Nevile, 2006, citado por Fahy (s/d)), em grande dimensão, devido às ameaças de segurança (Rubenking, 2007, citado por Fahy (s/d)).
- Com o software MP3, os utilizadores têm a capacidade de podem descarregar ou copiar, misturar, codificar, converter, limpar e ainda organizar ficheiros áudio e posteriormente podem copiá-los para CD, DVD ou dispositivos flash como os Ipod (“Make Your Own Music,” 2004). Este software ainda permite: editar e copiar ficheiros vídeo, em formato JPEG.
Já no que diz respeito aos podcasts, estes permitem que os utilizadores de Ipod e MP3 ou outros leitores portáteis digitais de média, descarregem palestras ou outras apresentações. O que faz prever, por alguns autores, uma evolução contínua e uma expansão dos podcasts para fins educacionais.
- Dispositivos Móveis: Os PDA’s, Smartphones e outros dispositivos móveis, devido às suas caraterísticas de autonomia, de receção de wireless, de armazenamento de memória, de receção e suporte de vídeo, entre outras demais, têm-se tornado cada vez um recurso potencial para o desenvolvimento do ensino online a médio prazo.
O avanço acelerado, a melhoria da tecnologia, o controlo de vírus dos telemóveis e a ultra banda larga tornam estes dispositivos móveis, um veículo de grande dimensão, no que diz respeito à distribuição de educação e formação a distância. Quando falamos em a aprendizagem online, associamos automaticamente a uma aprendizagem pela Internet que disponibiliza desafios e vantagens, tanto a aprendentes como educadores.
Em conclusão:
Deste modo, segundo Fahy (s/d), pode-se disser que temos como principais vantagens da utilização da Internet, os seguintes itens: permite a ligação dos utilizadores com a informação e entre eles mesmos; é um recurso que pode ser modificado pelos professores e pode ser adaptado às necessidades individuais dos estudantes: no apoio, na colaboração e na interação, o que a torna uma ferramenta muito poderosa.
Relativamente, aos pontos fracos pode-se considerar a falta de estrutura, o que possibilita, na maioria das vezes, a dispersão por parte de alguns utilizadores; a escassez de segurança da informação e a necessidade de literacia com o computador.
A Internet oferece diversos meios que atraem a atenção dos alunos e oportunidade de chamadas imediatas. Porém, para haver uma correta utilização da mesmo, no ensino e aprendizagem online, é imprescindível fornecer instruções organizadas, sequenciadas e orientadas e ainda ter destreza no uso do computador.
Em suma, a partir do que o autor Fahy (s/d) refere ao longo do texto, posso concluir que a aprendizagem online, encontra-se em constante desenvolvimento e crescimento, tanto a nível dos média e tecnologias utilizadas, bem como a nível da pedagogia, pois pretende-se resolver as advertências e problemas na estruturação do ensino online, de forma a adequar o seu uso para que os utilizadores possam tirar melhor aproveitamento e aprendizagens a partir deste recurso.
Bibliografia:
Fahy, P.J., (s/d). As Caraterísticas dos Meios de Aprendizagem Interativas Online – Athabasca University
Fontes da Imagem:
Sem comentários:
Enviar um comentário