A Web 2.0 é um conceito que surgiu em 2004, através da empresa americana O’Reilly Media. Este conceito serviu para designar a segunda geração de comunidades e serviços e pretende definir Web como plataforma, evolvendo wikis e diversos aplicativos assentes em folksonomia, redes sociais e Tecnologia de informação.
A Web 2.0 também é conhecida como a web de escrita ("writting web"), porque possibilita aos seus utilizadores, individualmente, criar e fazer circular os seus próprios materiais (Borland 2007, citado por Fahy (s/d)).
Segundo Fahy (s/d), a Web 2.0 caracteriza-se, essencialmente, por Tagging, redes sociais e geração de conteúdos pelo utilizador, que utiliza diversas ferramentas como os blogs, os podcasts e os Wikis (como já foi referido).
O principal objetivo da Web 2.0 é converter o ambiente online mais dinâmico e fazer com que os usuários cooperem para a organização de conteúdo. Dentro desse contexto, pode-se dar como exemplo a ‘Wikipedia’, pois este site faz parte desta nova geração, o ‘Windows Live’ que dispõe de diversos serviços on-line interligados, que integra ferramentas de busca, e-mail, comunicador instantâneo, programas de segurança, e etc.
Apesar do termo ter a conotação de uma nova versão para a Web, a Web 2.0 não se refere à atualização das especificações técnicas, mas sim a uma alteração na forma como a Web é encarada por usuários/cibernautas, isto é, o ambiente de interação e participação que nos dias de hoje abrange linguagens e motivações.
Segundo George Gilder, na sua obra ‘Life after television’ defende os vários benefícios da tecnologia, tais como: a informática de comunicação tem um sentido libertador para o indivíduo, vivemos numa nova era, onde podemos dar a nossa opinião, em que não haverá espaço para a tirania e mais democrática, para além disso ainda aposta que a televisão não irá sobreviver, uma vez que esta não conseguira competir ou igualar a Internet.
Por outro lado, temos a visão de Andrew Keen que no seu livro ‘Culto do amor’ fala sobre o jornalismo colaborativo e como a Web 2.0 poderá prejudicar a atividade profissional do jornalista.
Com o surgimento da Web 2.0, o conteúdo nos websites sofreu uma enorme mudança, dando ao seu usuário a possibilidade de participar, gerar e organizar as informações. Quando o conteúdo não é gerado pelos usuários, este pode participar e enriquece-lo, através de comentários, avaliações ou/e personalização. Algumas das aplicações da Web 2.0 possibilitam a personalização do conteúdo mostrado para cada usuário, sob forma de página pessoal, permitindo ao mesmo a filtragem de informação que ele considera interessante e relevante. Desta forma, podemos considerar Web 2.0 como um software livre, pois se existe muitas pessoas a ler todos os erros poderão ser corrigidos mais facilmente e mais rapidamente.
Um dos princípios da Web 2.0, o conteúdo deve ser aberto, contudo poderá facilmente garantir e flexibilizar os seus direitos autorais, através da utilização de licenças como ‘Creative Commons’, que possibilitam a reutilização (republicar, modificar ou colaborar) do conteúdo por parte do usuário. A partilha de informação deve dar a possibilidade do usuário reutilizar conteúdos.
Para além do conteúdo editorial e informativo, na Web 2.0, uma grande parte do conteúdo de diversos sites visa a criação de comunidades, como por exemplo, os sites d relacionamento, seja através de comentários em noticias e blogues.
Em suma, a Web 2.0 proporcionou um aumento da velocidade e facilitou o uso e publicação de aplicativos Web, o que proporcionou um aumento significativo do conteúdo (colaborativo e expositivo) existente na Internet, pois esta permitiu que usuários comuns, sem conhecimentos para publica conteúdos na Internet, pudessem publicar e consultar informação, de forma rápida e constante. A Web 2.0 ainda permitiu o desenvolvimento de interfaces ricas, completas e funcionas, pois apesar de alguns aplicativos Web, ainda serem uma versão Beta, por muitos usuários são considerados os ‘desktops online’, o que possibilita ao usuário um ambiente de trabalho inteiramente assente na World Wide Web (WWW), que é totalmente acessível em qualquer computador que tenha acesso à Internet.
O próximo vídeo demonstra as diferenças entre a Web 1.0 e Web 2.0 e alguns exemplos de sites que surgiram a partir da Web 2.0:
Referência Bibliográfica:
Fahy, P.J., (s/d). As Caraterísticas dos Meios de Aprendizagem Interativas Online – Athabasca University
Wikipédia, (s/d). Web 2.0. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0
Link de acesso ao video: http://www.youtube.com/watch?v=Bc0oDIEbYFc

Sem comentários:
Enviar um comentário