quarta-feira, 6 de março de 2013

Reflexão sobre o uso das tecnologias na educação


 Com a globalização e rápido desenvolvimento das novas tecnologias, tem-se vindo a verificar que cada vez mais, as tecnologias se tornam um instrumento imprescindível na nossa vida quotidiana e ainda foi possível chegar ao conhecimento mais rapidamente. As novas tecnologias informáticas dão acesso a vários serviços desde de acesso a bases de dados, biblioteca virtuais, o correio eletrónico, bem como uma enorme oferta de software, etc. Este progresso tem vindo a desenvolver e provocar diversas mudanças na organização da nossa vida pessoal, bem como do nosso trabalho. Deste modo seria apropriado pensarmos que as nossas tecnologias têm diversas implicações na aprendizagem e no ensino. Portanto, pode-se afirmar que uma das implicações das novas tecnologias em educação é a necessidade que existe de modificar radicalmente as formas de ensinar e aprender (como por exemplo: o uso de vídeos e sons, de jogos didáticos – seria ótimo para desenvolver outros sentidos que antes não seriam tão desenvolvidos anteriormente). As novas tecnologias praticamente desenvolveram o conceito da interatividade, pois trouxeram mudanças nas relações interpessoais (aproximação das pessoas, através da internet) e ainda mudanças na educação, onde o papel do aluno na procura de informações e conhecimento era bastante limitado, pois nem todas as bibliotecas são capazes de dispor toda a informação que cada um pretende; modifica-se para um ensino capaz de dar informações adaptadas ao aluno, onde o aluno quiser ou se encontre. O atual modelo educativo, o professor desempenha o papel central e determina o ritmo e tempo dos conteúdos necessários para a obtenção de aprendizagem. Com a aplicação das novas tecnologias nas escolas, assunto que tem sido um ponto de discussão durante o século XXI, o papel do aluno terá um carater mais revelante, na medida que pode tornar a sua aprendizagem mais pessoal e escolher o seu próprio ritmo de aprendizagem e o papel do professor será de facilitador nessa aprendizagem (ajudar o aluno na seleção de informação). Contudo, podem-se verificar diversas criticas e problemas no uso das tecnologias na educação e talvez são estes problemas que impedem o uso dessas mesmas tecnologias nas aulas. Um dos principais problemas, é que a maior parte dos alunos que tem acesso a um computador na sala de aula, facilmente se dispersam, ou seja, passam mais tempo em ler ou fazer outras coisas no computador do que propriamente a ouvir e a fazer algo sobre o que esta a ser lecionado, outro dos problemas é que muitos dos alunos acabam por nem ir às aulas, porque todo o material é cedido pela internet e se tem acesso fora da sala e nem tomam atenção mais vale não perderem tempo a deslocar-se. Estes dois problemas a meu ver são os mais graves, depois teremos outros como perdemos demasiadas horas no computador e não nos relacionamos, de forma afetiva ou pessoal com alguém. Por exemplo, podemos ter 1500 amigos no facebook, mas nem conhecer 50 pessoas e nem falar com 10 amigos.
 

Título: «A vision of students today»
Link: http://www.youtube.com/watch?v=dGCJ46vyR9o

Sem comentários:

Enviar um comentário